segunda-feira

Lula pode renomear Rondeau para o ministério esta semana

O ex-ministro deixou cargo após ser acusado de receber propina de construtora pivô da Operação Navalha

Leonencio Nossa, do Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definirá nesta semana o nome do novo ministro de Minas e Energia. A tendência do presidente, segundo um auxiliar direto, é a da recondução de Silas Rondeau, que deixou o cargo em maio, por suposta participação na chamada máfia das obras públicas, desmontada pela Polícia Federal.

Desde a saída de Rondeau do governo, o ministério é chefiado interinamente pelo secretário-executivo, Nelson Hubner.

A acusação contra Rondeau faz parte de investigação da Operação Navalha, da Polícia Federal. A operação descobriu um esquema de desvios e licitações de obras do governo. O ex-ministro teria recebido R$ 100 mil em propina da empreiteira Gautama, o que ele nega.

O empresário Zuleido Veras, dono da construtora, é suspeito de chefiar a 'máfia das obras'. Entre os acusados de envolvimento com o esquema está o governador do Maranhão, Jackson Lago, seus sobrinhos.

No dia 10 de julho, o presidente negou a recondução de Silas e ironizou: "Engraçado, fiquei imaginando quem era o poderoso que estava indicando os ministros por mim".

Apesar disso, Lula disse que Rondeau havia sido ''injustiçado".

Depois do escândalo envolvendo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), os peemedebistas começaram a pressionar o presidente da República pela volta de Silas Rondeau ao ministério. Neste embate, a Polícia Federal já garantiu que não pretende interromper as investigações e continua sustentando a linha deflagrada no início da Operação Navalha, que aponta o envolvimento de Rondeau na máfia das licitações.

1 Comentários:

Às 6:23 PM , Blogger david santos disse...

POR MUITO QUE CUSTE A MUITA “BOA” GENTE, NÃO VAMOS DEIXÁ-LO ESQUECER.

Esta semana venho incomodar todos os blogues brasileiros. E por quê? Porque não quero que esta data fique esquecida. Mas que data? Pois é, é mesmo isso! Este ano, de 2007 faz 160 “cento e sessenta anos”, que nasceu um grande vulto da poesia brasileira. Quem foi?
Faz também este ano, 2007, 136 “cento e trinta e seis anos” a data do seu falecimento.
Quem foi? A resposta deve ser dada por iniciais, nada de nome completo
Eu não devia ajudar nada, mas vou-vos dar um cheirinho: “Espumas Flutuantes”, Salvador da Bahia, 1870.

Quem souber, pode deixar a resposta no meu último poste.
Quem não souber, tenha a dignidade de perguntar no mesmo local. Pois aprender não enche barriga nem mata miolo.

David Santos

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial