domingo

Perder um grande amigo: "Relaxe e goze!"

implosao prédio da Tam / Nielsandreas

Quase 200 mortos. Centenas de famílias desoladas. Filhos órfãos. Pais que perderam os filhos. Sonhos de maridos e mulheres destruídos. Milhares de amigos inconsoláveis e um país consternado. Mas a regra é esta: "Relaxe e goze!"

O vôo TAM 3054 me fez órfã de meu grande amigo Gilmar, meu querido Bobagem (assim eu o chamava), que me respondia sempre com um sorriso envergonhado no canto da boca: "Diz, Neguinha".Compartilhamos por 20 anos – eu; meu marido, Victor; ele e sua esposa, minha grande amiga Tanagra grandes e intensos momentos, horas alegres e difíceis.

Meu Deus, e nossas viagens, Bobagem!? Não pensávamos em viagem sem que eles, Gilmar e Tanagra, estivessem incluídos. Foram seguramente mais de 20. Que grandes momentos, hein, meu amigo? Incontáveis e inesquecíveis momentos. Como rimos juntos! Quanta "cachaça"... Quanto vinho... Você era nosso sommelier, sempre escolhia os melhores, numa sempre árdua tarefa do custo e benefício – só você era capaz de fazer isso tão bem...

E ontem de manhã, ao cancelar a nossa próxima viagem, daqui a 15 dias, e ao comprovar com meus próprios olhos seu nome naquela terrível lista, não pude nem posso "relaxar e gozar".


Esta foi um tragédia anunciada. Congonhas deveria ser revisto. É extremamente limitado. Na impossibilidade de se aumentar a extensão da pista, é preciso limitar o tamanho dos aviões que pousam no local. Por que a pista de Congonhas foi liberada antes de verdadeiramente pronta? Nas condições atuais, a pista deveria estar fechada com a chuva de terça-feira. Será que nosso lindo aeroLula pousaria naquela pista com aquela chuva?

Tenho certeza de que não, pois o total descaso é conosco, cidadãos brasileiros governados por políticos corruptos e incompetentes que no alto de sua ignorância só sabem dar declarações absurdas e vergonhosas. Isso quando não se escondem no "eu não sabia de nada..."

Onde estava nosso Exmo sr. presidente da República nas primeiras horas do acidente? No palácio com seus competentes ministros fazendo o nada de sempre. Pior, se questionando "como vamos nos safar de mais esta?" A tarefa de enfrentar as câmeras fica (sempre) para o porta-voz da Presidência.

Tenho certeza de que várias CPIs serão instauradas com nomes bonitos, tipo "CPI de Congonhas" ou "CPI JJ 3054", e, caso não encontrem um nome, a CPI do Apagão Aéreo terá mais uma palhaçada que não dará em nada.

Depois de meses, a falha possivelmente terá sido humana, pois o piloto, coitado, não está aqui mais para se explicar, aí começarão declarações de vários órgãos - Infraero, Anac, Ministério da Defesa... – um encobrindo o outro. Vamos ouvir declarações como: "A caixa-preta não continha dados suficientes para uma conclusão precisa...." E novamente, entra por uma perna de pinto e sai por uma perna de pato.

Tenho uma sugestão, que tal "CPI do assassinato em massa"?

Senhores governantes, a inoperância há nove meses com a segurança aérea brasileira não resultou apenas em filas intermináveis em aeroportos. O resultado são cerca de 200 mortos e o maior acidente da história da aviação no Brasil!

Toda vaia é pouco para esse governo. Eu peço que, por favor, em nome da memória de meu amigo Gilmar, de quase 200 mortos e de centenas de famílias destruídas, não vamos mais deixar que eles gozem de cada um de nós. E você, querido amigo Bobagem, reze por todos nós e peça ao nosso grande Pai aí de cima forças para todas essas famílias e para que Ele nos ajude a suportar a sua falta.

Um beijo no seu coração. Sua eterna amiga,

Maria Helena Bandeira de Melo.

1 Comentários:

Às 11:27 AM , Blogger Santa disse...

Oi, BETINHA

notícias da Santa.

Amanhã faz a primeira revisão da cirurgia. Ela ainda sente algumas dores, está tensa, chateada. Mesmo assim lembrou dos leitores do blog e pediu que eu transmitisse os agradecimentos pelo carinho recebido.

(Santinha, a estagiária)

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial