sexta-feira

Comemora-se hoje o Dia da Pizza


Nada mais justo que homenagear nesta data o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), um dos maiores expoentes desta "culinária", no campo da política baixo-clero, tão bem descrito nestes dois textos sobre atuação do petista em CPIs:


Relatório final oscila entre a ironia e o cinismo

O relator da CPI dos Correios, Luiz Sérgio (PT-RJ), apresentou o seu relatório final. O colega Vic Pires (DEM-PA) chamou-o de “pateta”. Gratuita a agressão. Faltou sofisticação ao deputado ‘demo’. O texto do relator tem inegável valor. Um valor literário. Bem verdade que Luiz Sérgio não enxergou irregularidades nos cartões corporativos. Mas a analogia com o mundo de Disney é inapropriada. O deputado petista aproxima-se mais do universo de George Orwell. Seu relatório é um belo exemplo do “doublespeak” de que falou Orwell no seu livro “1984”. O texto de Luiz Sérgio é guiado pela lógica segundo a qual a verdade do poder não depende dos fatos. É doublespeak em estado latente. O doublespeak da velha União soviética fazia desaparecer personagens de fotografias. Para não permitir que as versões convenientes fossem desmentidas. Dotado de um mínimo senso de ridículo, Luiz Sérgio não ousou apagar os fotografados. Preferiu retocar a fotografia à sua maneira. Ministros de Lula foram ao porta-retratos do relator algo esmaecidos. Não trazem na face o rubor da culpa. Auxiliares de FHC foram pintados em cores vivas. São devedores de explicações. Para o relator, de resto, o erro está mais no cartão do que nos seus usuários. Parlamentares oposicionistas pediram vista do relatório de Luiz Sérgio. Desejam analisá-lo com vagar. Depois, vão redigir um texto paralelo. O signatário do blog recomenda cuidado aos leitores de Luiz Sérgio. Muita gente gosta de ler na cama. Coisa arriscada no caso do texto final da CPI. A peça do relator tem 936 páginas. Quem for para a cama acompanhado do calhamaço flertará com o risco de afundamento do esterno –aquele osso situado na parte anterior do tórax, que se articula com as clavículas e as cartilagens das sete primeiras costelas. Aqueles que sobreviverem à aventura literária decerto ficarão deliciados com o texto. O autor passeia por entre a ironia, o sarcasmo e o cinismo. Não é obra de um pateta o relatório final da CPI. Não, não. Absolutamente. É obra de quem sabe bem o que faz. Muito bem, aliás.


Luiz Sérgio, um político de futuro

O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) é forte candidato ao troféu Cara de Pau de 2008 - embora ainda faltem seis meses para que o ano acabe, e embora não se deva subestimar a capacidade de políticos e administradores capazes de rivalizar com ele e de aprontar poucas e boas. Na condição de relator da CPI do Cartão Corporativo, Luiz Sérgio cumpriu com extremo rigor e dedicação a tarefa que o governo lhe deu. Atribuiu a "equívocos" gastos irregulares de três ministros do atual governo. E pediu que cinco ministros do governo anterior devolvam dinheiro que não poderiam ter gastado. Dossiê sobre despesas sigilosas do governo Fernando Henrique Cardoso produzido na Casa Civil da ministra Dilma Rousseff? Que dossiê? Luiz Sérgio não o mencionou no seu relatório. O barulho provocado pelo tal dossiê passou longe dos ouvidos dele. Anotem: Luiz Sérgio é um político de futuro. Fez um trabalho impecável. Está credenciado para ocupar relevantes funções políticas e administrativas. E pouco importa que o PT siga governando o país. Sempre haverá lugar no governo e em suas vizinhanças para pessoas como Luiz Sérgio.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial