quinta-feira


Raposa: governador de Roraima diz que política indigenista do governo é 'caótica, incoerente e irresponsável'

Flávio Tabak - O Globo; O Globo Online

O governador de Roraima, José de Anchieta Junior (PSDB), afirmou na manhã desta quinta-feira, assim como havia dito o general Augusto Heleno, comandante militar da Amazônia, que a política indigenista brasileira é caótica. Em seminário promovido pelo Clube Militar do Rio de Janeiro, o governador também fez uma série de ataques a organizações não-governamentais que atuam na floresta amazônica e à Fundação Nacional do Índio (Funai).

Nesta quinta-feira, o governador de Roraima divulgou documentos que mostram, segundo ele, o mau uso de recursos no convênio entre o Conselho Indígena de Roraima (CIR) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Dos R$ 14 milhões encaminhados ao CIR, aproximadamente R$ 12 milhões serviram apenas para encargos pessoais.

" A política indigenista do atual governo é caótica, incoerente e irresponsável. O general Heleno (comandante militar da Amazônia) deu exemplo de civismo e patriotismo. Nós estamos com o mesmo objetivo "

Anchieta também criticou o laudo antropológico aprovado pela Funai e o posterior decreto do presidente Lula homologando a reserva indígena Raposa Serra do Sol em terras contínuas.

- Esse decreto foi covardemente assinado. A política indigenista do atual governo é caótica, incoerente e irresponsável - disse em pronunciamento aplaudido com entusiasmo. - O general Heleno (comandante militar da Amazônia) deu exemplo de civismo e patriotismo. Nós estamos com o mesmo objetivo. A soberania está ameaçada quando se tem centenas de ONGs estrangeiras que deixam as fronteiras vulneráveis. Esse também é o sentimento do comando militar da Aeronáutica. Essas prestações de contas de ONGs são absurdas - disse o governador.

Sobre o laudo antropológico, Anchieta atacou a Funai:

- É um órgão de compadre e comadre. O laudo é fraudulento.

Leia mais

1 Comentários:

Às 10:10 AM , Blogger ZEPOVO disse...

Eu acho que nossas políticas tem muitas falhas. Acho que o governo do PT pegou o bonde andando no caso dos índios.
Acredito que o mais correto seria adotar a política que países mais desenvolvidos, os países do primeiro munda adotam com seus indígenas.
As reservas indígenas americanas são um exemplo.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial