terça-feira

A cara de sempre da UNE

Foto: Agência O Globo

Por Ricardo Noblat

Tem cara de néscio (foto acima), jeito de néscio e pensa como néscio o novo presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas, de 27 anos, militante do Partido Comunista do Brasil (PC do B).

Trata-se de um estudante profissional - como tantos outros cevados pelo PC do B para ocuparem cargos de direção na UNE e em outras entidades estudantis.

Cursa o primeiro ano de Sistemas de Informação na Universidade de São Paulo (USP) depois de desistir de dois outros cursos universitários.

Entre 2001 e 2006, estudou Ciência da Computação na Universidade do Estado de São Paulo e iniciou Direito na Faculdades Metropolitanas Unidas, em São Paulo.

Não trabalha. Nunca trabalhou. Vive às custas do pai. O cargo de presidência da UNE lhe garantirá uma mesada de R$ 1.200,00.

Seu discurso se resume a repetir velhos clichês e a defender posições ditadas por seu partido.

CPI da Petrobrás?

O PC do B é contra. Alega que o objetivo da CPI não é apurar irregularidades, "mas abrir flanco para a exploração do pré-sal por setores privados".

Chagas também pensa assim.

A crise que ameaça no Senado a presidência de José Sarney (PMDB-AP)?

Simples: "A mera saída do Sarney não resolve nada", argumenta Chagas. Como argumenta o PC do B. Como argumenta o governo.

Ele se esquiva de dizer qualquer outra coisa a respeito - salvo qualificar de equivocados os ataques desferidos pela oposição contra Sarney.

Por que equivocados?

Ora bolas, porque sim.

Sucessão de Lula?

Essa é fácil:

- Vamos comparar os oito anos dos governos Fernando Henrique e Lula em vários debates. A UNE sempre foi extremamente crítica ao governo FH, que foi ruim para o país. Mas não vê Lula da mesma forma.

Quer dizer: a UNE vai de Dilma Rousseff. Nada mais natural.

Por fim: a UNE combativa do passado deu lugar à UNE chapa branca, que somente este ano já recebeu de subsídios do governo a bagatela de R$ 2,5 milhões.

O que Chagas pensa disso?

Resposta na ponta de língua:

- Movimentos sociais não têm a função de fazer oposição a governos, mas sim de ir atrás de conquistas.


Em tempo: a eleição de presidente da UNE continua sendo indireta. As universidades elegem delegados e esses, por sua vez, elegem o presidente.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial