terça-feira

Dinheiro (da foto) encontrado na cueca de assessor do PT. Esse a PF mostrou...


Por que a PF não divulgou as fotos como sempre fez nos outros 200 casos?

A Federação Nacional dos Policiais Federais pergunta se a instituição está a serviço do PT

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) criticou o início do processo disciplinar contra o delegado Edmilson Pereira Bruno por ter divulgado as fotos do dinheiro apreendido pela Polícia Federal em poder de membros do Partido dos Trabalhadores.

"Estranhamos a ‘ligeireza' e a ‘presteza' na instauração do processo contra o delegado Bruno já que a Agência Fenapef tem notícia que outros 36 processos disciplinares diversos aguardam em uma fila para serem instaurados. Por outro lado, fica claro que este caso, pela conotação político partidária, ‘furou' esta fila e isto por si só pode deixar demonstrado que o procedimento disciplinar foi instaurado pautado pela disputa eleitoral para atender este ou aquele partido político, o que, se provado deve ser abominado inteiramente", revela texto publicada no site da Federação.

Para a Fenapef, já nas primeiras acusações contra o delegado parece que fica evidenciada uma pressa indevida. A matéria explica que, quando o juiz decreta o sigilo de justiça em inquéritos e processos, faz para preservar a investigação da polícia, para que não haja vazamento de informações do apuratório e também para que não sejam divulgadas informações de forma precipitada contra os suspeitos e acusados.

E acrescenta que o dinheiro, no caso do dossiê, não trará mais informações na sua forma material e sim na sua origem ilícita. "Somente justificaria não divulgar as fotos do dinheiro se nele constassem inscrições que pudessem carecer de investigações, mas os desenhos das cédulas de reais e dólares são iguais em qualquer moeda em todo o mundo."

A Agência lembra que nas mais de 200 operações de maior relevância realizadas nos últimos anos, delegados de polícia, agentes policiais, juízes federais e estaduais, desembargadores de justiça, deputados federais e estaduais, senadores, empresários ricos e pobres e até governadores de Estado foram incriminados e acusados pela Polícia Federal. A imagem destas pessoas sendo colocadas no interior de viaturas da Polícia Federal e algemadas correu o mundo através de agências de notícias.

A Fenapef diz ainda que nas operações onde foram apreendidos dinheiro em espécie, dólares, reais, euros e outras moedas sempre foram divulgadas as imagens do dinheiro. E listam casos recentes: "Isto aconteceu com a dinheirama aprendida com um deputado federal que pertence à Igreja Universal. No caso do famoso dinheiro carregado na cueca a foto apareceu no mesmo dia na TV e nos jornais do Brasil todo. Na operação da PF que prendeu bandidos que assaltaram o Banco Central de Fortaleza o dinheiro também foi mostrado e em mais uma centena de operações da PF onde dinheiro era apreendido SEMPRE foi mostrado o dinheiro para a mídia".

Assim, o site dos policiais federais questiona: "Por que agora teria que ser diferente? Onde está a dinheirama apreendida? Cadê as fotos dos dólares e dos reais que foram apreendidos? Por que a PF não divulgou as fotos nesse caso como sempre fez nos outros 200 casos?". E vão além, perguntando se a Polícia Federal está a serviço do PT e se a Polícia Federal só vai divulgar as fotos do dinheiro depois das eleições.

Para eles, a omissão do dinheiro estava aniquilando e jogando por terra a boa imagem nacional que a Polícia Federal adquiriu através dos imensos trabalhos realizados por seus policiais com inteligência e dedicação suprema. "O policial federal Edmilson Pereira Bruno corrigiu esta falha imperdoável. Com seu ato de coragem resgatou a credibilidade que a PF merece e faz jus."

A Fenapef defende que o processo disciplinar seja instaurado contra quem determinou que não fossem divulgadas as fotos e contra quem obedeceu essa ordem ilegal que colocou a PF sob suspeição de estar tentando ajudar a candidatura presidencial de um candidato específico.

A Federação conclui o texto com uma mensagem: "Os poderosos de plantão dos governos e até alguns administradores públicos, policiais ou não, precisam entender que os governos passam a cada quatro anos e o Departamento de Polícia Federal ficará por mais alguns milênios".

1 Comentários:

Às 1:17 PM , Blogger Santa disse...

Betinha querida

Este é mais um aviso do que um comentário. Peço desculpas se não visito meus amigos na medida que gostaria. É que infelizmente o problema da minha mão direita retrocedeu. Voltei às sessões de fisioterapia (+ 15). Consigo visitar um a três blogs por dia e tenho que interromper. Isso não impede que leia os blogs. Por outra, só não fechei o blog da santa ainda é porque minha indignação é maior do que a dor física. Bjs. E um Bom domingo!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial