quarta-feira

Quem veste e como Lula e dona Marisa se vestem

Lula sindicalista











Casal na Presidência









De O Globo:

"As figuras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama Marisa Leticia, empertigadas em jaquetões, ternos e camisas de alfaiataria, ela com casacos 3/8 ou sobretudos com gola de pele, tailleurs e terninhos bem cortados, em nada lembram o casal de sindicalista e dona-de-casa de antes da Presidência.

Os dois mostraram uma vaidade e gosto especiais para roupas de alta-costura, o que está levando às alturas o estilista capixaba Ivan Aguilar, que desbancou os famosos Ricardo Almeida e Walter Rodrigues na preferência do casal.

Mas o sucesso do costureiro na mídia já começa a incomodar Lula e dona Marisa. Ivan conta que já entregou mais de cem peças em tecidos finos - pied-de-poule, linho, malha de lã, sedas, madras, xadrez príncipe de Gales - que, como diz, caem bem para o casal.

A notícia sobre as encomendas da primeira-dama provocaram mal-estar no Planalto, que mandou dizer que não comenta o caso.

Ivan diz que Lula deve ter uns 50 ternos, que combina com camisas com seu monograma e gravatas de cores vivas.

- A primeira leva de roupas o presidente provou no gabinete do Planalto. Ele é apaixonado por terno e gravata. Não é aquela coisa cinza de dois botões que o Fernando Henrique usava. Ele adora uma gravata colorida bem vibrante! Fica chique. Como ele segura bem um terno!

Para dona Marisa, ele segue o estilo anos 60 de Chanel e Jackie Onassis: terninhos, tailleurs, calças capri, casacões e bolsas, muitas bolsas. Uma dourada, bordada de pedras preciosas, segundo Ivan, chamou a atenção da rainha Sofia na viagem do casal brasileiro à Espanha.

- Dona Marisa pôs a bolsinha na mesa e a rainha não parava de olhar! Aí, dona Marisa lhe entregou nas mãos para a rainha olhar melhor.

O costureiro conta que, a cada viagem, dona Marisa encomenda cerca de seis roupas. Para o Haiti, foram seis terninhos e calças leves de linho apapelado, por causa do calor. Suas peças preferidas são um casacão vermelho e um terno preto de gola Mao, que a primeira-dama usou no banquete com o imperador na China. Mas tem também um casacão de malha de lã verde-musgo, um tailleur marrom estilo Chanel, um casaco 3/8 trapézio com gola de pele fake estilo Yves Saint-Laurent.

" Explorei o biotipo Catherine Deneuve da primeira-dama e investi nas cores pérola, salmão, verde-claro... Ela ama verde e amarelo e camisas de seda fresquinhas! Eu me inspirei no guarda-roupa de Jackie O, clássico e chique. No início, escrevia num papelzinho as combinações, mas agora não precisa mais, ela está chiquérrima! " diz Ivan.

Quanto aos preços, ele jura que não custam mais do que a média das melhores lojas:

- Quando a roupa fica pronta, mando as notas e os assessores mandam os cheques."


O Globo, publicado em 27.2.2005
foto Marisa: randator.blogspot.com